A Necrose se refere ao espectro de alterações morfológicas que ocorrem após a morte celular em um tecido vivo resultante em grande parte, da ação progressiva de enzimas nas células que sofreram uma lesão letal. É o correspondente macroscópico e histológico da morte celular que ocorres devido a uma lesão exógena irreversível. As células necróticas são incapazes de manter a integridade das membranas e seu conteúdo geralmente extravasa. Isso pode causar inflamação no tecido adjacente.
A aparência morfológica de necrose resulta da desnaturação das proteínas intracelulares e da digestão enzimática da célula. As enzimas se originam ou dos lisossomos das próprias células mortas ( autólise) ou dos lisossomos dos leucócitos que migram para a região durante o processo
inflamatório.
Necrose por Coagulação:
Implica a preservação do contorno básico da célula por pelo menos alguns dias. A lesão ou o aumento subseqüente da acidose intracelular desnatura não somente as proteínas estruturais, mas também as enzimas, bloqueando, assim, a proteólise celular.
Necrose por Liquefação:
Digere completamente as células mortas. O resultado final é a transformação do tecido em uma massa viscosa. É característica de infecções bacterianas focais ou, ocasionalmente, fúngicas, pois os organismos estimulam o acúmulo de células inflamatórias.
Necrose Gangrenosa:
Quando há uma infecção bacteriana, a necrose de coagulação é modificada pela ação de liquefação das bactérias e dos leucócitos que são atraídos para a região que perdeu seu suprimento sanguíneo e, por essa razão, desenvolveu necrose ( caracterizando a gangrena).
Necrose Caseosa:
Forma distinta de necrose de coagulação, é encontrada mais freqüentemente em focos de tuberculose. Ao exame microscópico, o foco necrótico se parece com fragmentos granulosos amorfos, aparentemente compostos de células coaguladas fragmentadas, e fragmentos granulares amorfos cercados por uma borda inflamatória distinta chamada de Reação Granulomatosa. Ao contrário da necrose de coagulação, a arquitetura tecidual está completamente destruída.
Necrose Gordurosa:
Histologicamente, a necrose se apresenta como focos de adipócitos necrosados de contornos sombreados, com depósitos basofílicos de cálcio, cercados por uma reação inflamatória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário